Entenda o que é automação e como ela pode ser aplicada no meio residencial e corporativo

Não há como negar que nossa sociedade tem evoluído cada vez mais nos últimos anos. Hoje, mais do que nunca, é possível dizer que temos produtos, tecnologias, soluções e capacidades que jamais sonharíamos ser possíveis. Os sistemas de automação são grandes exemplos disso e, a cada dia que passa, se desenvolvem para tornar o nosso dia a dia ainda mais prático e confortável. Quer entender como funciona a automação? A gente explica para você.

 

O que é automação?

A automação é um estilo de vida! Aonde você terá uma experiência de conforto e bem estar todo dia. Com um simples toque no celular você comanda toda a sua casa, estando no local ou a km de distância, desde a iluminação até o tipo de música que deseja ouvir ao acordar.

Funciona de uma forma muito simples, onde os comandos são programados para determinados equipamentos. Dessa maneira, podemos dizer que automatizar representa uma forma inteligente, segura e econômica de utilizar os dispositivos.

Além de proporcionar conforto, economia, segurança e praticidade, a automação permite que as tarefas habituais possam ser realizadas automaticamente pelos usuários.

Parece coisa de filme, não é mesmo?

Não é uma simples expectativa, automação já é uma realidade que você pode desfrutar em sua casa e até mesmo na empresa.

 

Entendendo os tipos de automação

Os sistemas de automação podem ser utilizados em diferentes locais, de acordo com a necessidade do usuário. Na automação residencial, os moradores podem optar por ligar e desligar a iluminação, regular o ar condicionado de acordo com a temperatura do ambiente, que é programada através de sensores inteligentes, ligar um sistema de aspiração central para fazer a limpeza e até adicionar comandos de voz para configurar dispositivos.

No ambiente corporativo, a automação acelera workflows, pois automatiza ações que demandariam tempo e esforço para serem cumpridas. Por exemplo, quando um gerente de marketing da empresa apresenta um produto ao cliente na sala de reuniões, ele precisa realizar uma sequência de atividades:

1) Entrar na sala;

2) Acender a luz;

3) Ligar a TV;

4) Conectar o cabo de vídeo entre o computador e a TV;

5) Ligar o ar-condicionado;

6) Fechar as cortinas;

7) Ajustar o sistema de som.

Com um sistema de automação, todas as ações são realizadas, apertando apenas um botão. Além de demonstrar organização por parte da empresa, o cliente claramente irá sentir que está ganhando.

 

Tipos de sistemas de automação

Dentre os principais tipos de automação, destacam-se:

  • Iluminação
  • Ar condicionado
  • Cortinas e Persianas
  • Som Ambiente
  • Cinema em Casa
  • Piscina e Irrigação do jardim
  • Piso aquecido e lareira
  • Sensor de presença, umidade e temperatura
  • Segurança e Monitoramento: interfone, fechadura, portão eletrônico e câmeras de segurança

 

Como é feita a instalação de um sistema de automação?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a automação, chegou a hora de entender como é realizada a instalação. As residências ou edifícios atuais já possuem diversas redes destinadas às inúmeras aplicações, onde uma rede separada e independente é utilizada para cada funcionalidade.

Ao optar por um sistema de automação, o especialista fará uma compatibilização de todos os equipamentos que irão ser automatizados. Depois é necessário fazer a preparação do local, que é posicionar os cabos e integrar todos os equipamentos para receber os respectivos módulos de acionamento.

Feito isso, uma equipe treinada e capacitada irá instalar o sistema e, no caso da Supreme Áudio, dar a orientação adequada para aquisição de todos os equipamentos e dispositivos necessários para o pleno funcionamento da solução.

Fala a verdade, ter uma casa inteligente e automatizada é tudo de bom, não é mesmo? Acesse agora mesmo o site da Supreme Áudio e confira nossas opções de sistemas de automação para tornar o seu dia a dia ainda mais prático e muito mais econômico!

Compartilhar:

Mais Posts

Sala de reunião moderna e funcional

Um ambiente que proporciona concentração, eficiência e produtividade. A sala de reunião é um dos espaços mais importantes dentro de um ambiente corporativo. Elas refletem

Envie-nos uma mensagem