Smart home, Como realizar o sonho da casa inteligente

Smart Home, como realizar o sonho da casa inteligente

As nossas casas se tornarão mais confortáveis e responsivas à medida que podemos ter a capacidade de controlá-las de qualquer lugar do mundo. Serão mais acessíveis se mantivermos a capacidade de viver de forma inteligente conforme vamos envelhecendo. E, também se tornarão mais sustentáveis à proporção que nossos dispositivos aprenderem a aproveitar a energia e a água com mais eficiência.

É com esse objetivo de tornar a nossa vida mais simples e prática, que a Smart Home ou Smart House, caiu no gosto dos consumidores e estão conquistando grande expansão no mercado.

Trata-se de uma realidade que está crescendo e atraindo cada vez mais pessoas que buscam facilitar a rotina do dia a dia. Diante desse contexto, é importante que arquitetos e construtoras estejam por dentro das novidades para criar ambientes inteligentes e modernos, pois o consumidor deseja, cada vez mais, desfrutar de ambientes inovadores.

Mas afinal, o que é uma Smart Home e como funciona?

São casas que utilizam dispositivos inteligentes conectados à internet para automatizar atividades diárias e trazer praticidade para os usuários. Apagar as luzes ou ligar aparelhos por comando de voz são exemplos de facilidades encontradas em uma casa inteligente.

Um exemplo prático é a possibilidade de definir os horários para os aparelhos serem ligados ou desligados. Ou seja, quando a cafeteira elétrica irá ligar de manhã ou o horário que as luzes irão apagar de noite, e assim por diante.

Os dispositivos podem oferecer configurações variadas, com sistemas de segurança, som, controle de iluminação e integração de eletrodomésticos, por exemplo. Vale destacar que você pode ter dispositivos com diferentes funções em casa e integrá-los para complementar a automação e facilitar ainda mais o dia a dia. 

Outra possibilidade é controlar remotamente a iluminação dos ambientes da casa, além de criar rotinas e programação de horários. E tudo isso pode ser acionado por comando de voz via assistentes como Google Home e Alexa.

A Smart Home ou casa inteligente, funciona por meio de aparelhos conectados pela internet, que podem ter suas funções automatizadas. Isso significa que é possível controlar os dispositivos pelo smartphone, tablets diversos, teclas inteligentes, ou até mesmo reconhecimento de voz, por meio das assistentes virtuais como Alexa, Google Home e Siri. Todos esses dispositivos em conjunto e pré-programados irão executar as atividades e comandos de acordo com suas necessidades.

Além do controle da iluminação, ar condicionado, persianas e som, que são os mais comuns, vamos destacar outras formas de transformar sua casa em uma verdadeira Smart Home.

Fechadura Inteligente

Conhecidas também como smartlocks, as fechaduras inteligentes contribuem para uma casa muito mais segura, uma vez que o acesso é feito por meio de configurações pré definidas por você. É possível conectar a fechadura com o seu smartphone, por exemplo: se ativar esse comando, a porta pode se abrir automaticamente ao identificar o seu celular assim que você chegar.

Faltou bateria no celular? Não tem problema: os dispositivos costumam oferecer também a opção de senha ou digital para abrir a porta. Além disso, existem fechaduras que se conectam com assistentes virtuais como a Alexa, o que permite que você configure comandos específicos para quando você chegar em casa, como acender as luzes ou ligar o ar condicionado assim que abrir a porta, por exemplo. 

Vídeo Porteiro

Porteiros eletrônicos são uma alternativa smart às campainhas convencionais, trazendo ainda uma câmera para monitorar imagens diretamente pelo celular.

Além disso, ele também serve para funções mais complexas, como acionar a câmera de segurança automaticamente, quando alguém toca a campainha. Dessa forma, a tela do seu celular irá mostrar a câmera e o status da porta – se aberta ou fechada – e você poderá abrir a porta com único comando.

Imagina você abrir a porta da casa da praia para o piscineiro ou jardineiro fazer a manutenção? Sim, você poderá fazer isso mesmo estando a quilômetros de distância, já que o processo é todo automatizado.

Controle inteligente

O controle remoto inteligente, pode controlar diversos equipamentos da casa como, os equipamentos do seu Home Theater, o ar condicionado e até mesmo as persianas. Com o mesmo controle? Sim, isso mesmo! Com um único controle remoto você terá o controle total da sua casa de forma muito simples.

O Remote Control da Savant já vem com comando de voz integrado, tornando sua experiência ainda mais prática. Com opções disponíveis para integração de controle de voz Siri, aqueles que preferem falar o que pensam não ficarão desapontados.

Uma grande vantagem de fazer essa integração é que você não precisa baixar milhares de aplicativos para controlar diferentes assistentes e muito menos ter vários controles para gerenciar equipamentos e eletrodomésticos na sua casa. Outro ponto interessante é que você pode economizar energia ativando funções inteligentes e otimizando o desempenho dos aparelhos no seu lar. 

Piscina

No caso da automação de piscinas, por meio de programações pré-definidas, esteja você onde estiver, será possível programar os equipamentos para limpar a piscina ou controlar a temperatura da água para que você a encontre na forma ideal para desfrutá-la quando chegar em casa.

Sem falar que você também poderá ligar a iluminação, sendo ela normal ou colorida. A cascata por sua vez, também poderá ser acionada pela automação.

Uma combinação de tecnologias que podem otimizar a rotina em muitos aspectos, nos quais os aparelhos vão dispor de dados e informações controláveis para aumentar a segurança e bem-estar e ainda, promover mais praticidade e eficiência no processo de limpeza e manutenção da piscina.

E como criar um projeto de arquitetura para Smart Home?

Diante de tanta tecnologia e dispositivos ultra inteligentes, transformar a casa em Smart Home é uma tarefa complexa? A resposta é não.

Para a criação de uma Smart Home eficaz, é importante entender qual é a rotina do cliente e como encaixar os dispositivos disponíveis da melhor forma possível, de forma que venham facilitar seu dia a dia. Por isso, é importante fazer um briefing detalhado e conversar com um integrador, que é uma empresa especializada. Eles irão fazer um projeto técnico complementar, para definir tudo que será automatizado e integrado, levando em consideração as características e funcionalidades de cada dispositivo.

Dessa forma, sua Smart Home será impecável e vai obedecer a cada comando seu.

Compartilhar:

Mais Posts

Sala de reunião moderna e funcional

Um ambiente que proporciona concentração, eficiência e produtividade. A sala de reunião é um dos espaços mais importantes dentro de um ambiente corporativo. Elas refletem

Envie-nos uma mensagem