Automação Residencial é tendência no mercado imobiliário

Estima-se que cerca de 300 mil residências no Brasil já possuam equipamentos de automação residencial, mas a tendência é de aumento gradativo nos próximos anos. Com base em uma pesquisa internacional publicada pelo site Statista, a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial – Aureside divulgou, recentemente, um amplo estudo sobre o setor no país.

Segundo o levantamento, com a alta tecnologia e a entrada de novos players, a estimativa de crescimento médio para o mercado de automação é de 22% ao ano até 2025, podendo atingir investimentos de cerca de US$ 3,1 bilhões.

Esses dados demonstram uma grande oportunidade para arquitetos, designers de interiores e construtoras que, cada vez mais, precisam incluir a automação residencial em seus projetos. Uma vez que o interesse está partindo do consumidor final.

 

Fatores importantes para a estimativa de crescimento

Com a entrada de novos produtos relacionados à automação residencial e a disponibilidade de assistentes de voz em português, o mercado de casas inteligentes no Brasil deve crescer 178% até 2025. O estudo ainda aponta que em 2021, a possibilidade de crescimento de lares com algum tipo de automação pode chegar até 2,5 milhões.

Outro ponto importante a ser considerado é a estimativa de crescimento do setor de construção civil, uma vez que devido a redução da atratividade das aplicações financeiras, os investidores começam a adquirir imóveis para renda ou preservação do patrimônio.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – Abrainc, o maior avanço está previsto para os anos de 2022 e 2023, dando continuidade ao cenário positivo dos anos anteriores, devendo atingir o mesmo patamar de 2010.

 

Importância da automação para profissionais de arquitetura

As casas inteligentes estão alinhadas às melhores práticas em construção, proporcionando consumo limpo e comodidade aos moradores. Estes são apenas alguns dos motivos que agregam valor ao projeto arquitetônico, seja para novos imóveis ou já existentes.

Um dos maiores destaques da automação residencial para arquitetos e designers de interiores é a inovação.

– Para aumentar o conforto dos usuários é possível criar sistemas de automação de áudio e vídeo, eliminando a necessidade de vários controles remotos.

– Para redução no consumo de energia, a automação residencial pode dar ao consumidor maior controle sobre os sistemas de climatização e iluminação.

– Em se tratando de segurança, as casas inteligentes permitem que o morador gerencie, grave, assista e até implemente sistemas de detecção de movimentos através de câmeras que funcionam por acesso remoto.

Por conta destas novas tecnologias e da facilidade de acesso, o interesse das pessoas em automação residencial está aumentando cada vez mais. É importante salientar que a implantação destes sistemas deve ser feita por empresas capacitadas. No Brasil existem apenas 2.500 atuando no mercado e a Supreme Audio faz parte deste ranking.

 

Automação é tendência em empreendimentos

Incluir sistemas automatizados em uma residência vem se tornando uma exigência por parte dos consumidores, uma vez que proporcionam conforto às pessoas e gerenciamento eficiente de energia, reduzindo o impacto ao meio ambiente.

Por conta isso, as construtoras que desejam se manter competitivas no mercado precisam adequar seus projetos, criando um empreendimento sustentável, mais seguro e produtivo.

Para que o imóvel possa se beneficiar com os diferenciais da automação é necessário que a construção seja pensada e voltada para isso, incluindo equipamentos e sistemas que permitam a passagem dos sinais de rede e dos fios, além de lugares estratégicos para posicionamento dos dispositivos autônomos, que farão parte da residência e das áreas comuns em condomínios.

Resumidamente, a automação residencial é uma tendência que vem crescendo de forma extraordinária e logo se tornará indispensável na vida das pessoas.

O que era luxo agora significa comodidade. A tecnologia na casa garante, para pessoas de todas as idades, segurança, personalização e economia. Em tempos de coronavírus, passou também a ser uma medida sanitária, uma vez que a maioria dos comandos é feita por assistentes de voz ou programação, evitando o toque.

A nossa missão é proporcionar a melhor experiência através de ambientes inteligentes de Home Theater e Automação Residencial. Aproveite e entre em contato com a Supreme Audio, que um de nossos especialistas irão te apresentar as soluções incríveis que poderão ajudar a propiciar bons momentos em família para seus clientes.

Compartilhar:

Mais Posts

Sala de reunião moderna e funcional

Um ambiente que proporciona concentração, eficiência e produtividade. A sala de reunião é um dos espaços mais importantes dentro de um ambiente corporativo. Elas refletem

Envie-nos uma mensagem