Descubra os benefícios da automação residencial

Há poucos anos, casas inteligentes capazes de realizar tarefas por conta própria não passavam de um tema de filmes. Atualmente, graças à automação residencial, elas são reais e têm se popularizado em várias regiões do mundo.

Com sistemas acessíveis, ficou mais simples implementar, em nossos lares, soluções para controle dos equipamentos e dispositivos por meio da automação.

As assistentes de voz inteligentes, servem como um gerenciador para outros sistemas eletrônicos. Com eles, é possível controlar a iluminação, temperatura do ar-condicionado, equipamentos de áudio e vídeo e outros dispositivos na residência.

E a outra forma é a automação cabeada, mais robusta e muito mais segura, pois o controle de todos os equipamentos e dispositivos é feito por meio de central de inteligência que interligada tudo e garante seu pleno funcionamento.

O fato é que, independentemente do tipo escolhido para um projeto, os benefícios da automação no dia a dia são notáveis, já que diversas tarefas passam a ser executadas sem a necessidade de ação humana.

Neste artigo, vamos conhecer alguns deles. Continue com a gente!

 

Automação residencial e segurança

Um dos maiores benefícios dos sistemas de automação residencial é, sem dúvida, a segurança adicional que eles oferecem.

Por meio deles, podemos conferir, em tempo real, tudo que é captado pelas câmeras de vigilância disponíveis nos imóveis.

Além disso, já existem sistemas capazes de perceber padrões de sons incomuns na residência, alterações repentinas na temperatura ambiente, vazamentos de água ou gás e até mesmo abertura e fechamento de portas.

Assim, quando algo estranho acontece na casa, o próprio sistema dispara alarmes de emergência, notifica o proprietário e aciona as autoridades de segurança pública.

 

Economia de eletricidade

A otimização de recursos é outra vantagem proporcionada pela automação residencial. Por meio dos dados coletados no dia a dia, os sistemas conseguem avaliar gastos desnecessários dentro da residência.

No caso da energia, por exemplo, é possível desligar automaticamente dispositivos em stand-by, regular a potência das lâmpadas e desligá-las quando estiverem acesas sem ninguém nos ambientes, ou até mesmo, desligar o ar-condicionado, quando não há ninguém em casa.

Além disso, os sistemas também conseguem programar a abertura de cortinas e persianas, para aproveitar ao máximo a iluminação natural.

Uma matéria do portal Terra aponta, ainda, que a automação pode reduzir em até 30% o valor mensal da conta de energia elétrica.

 

Conforto e praticidade

Ao utilizar um sistema de automação residencial, é possível obter mais praticidade em praticamente todas as tarefas cotidianas.

Por meio de um smartphone ou outro dispositivo de gerenciamento, conseguimos, por exemplo, abrir o portão da garagem ao chegar em casa, desarmar os alarmes, acender as luzes e ligar os equipamentos desejados. Tudo isso com um único botão.

Isso é possível, principalmente, graças à função de criação de cenas — que são, basicamente, um conjunto de ações pré-programadas pelo usuário.

Com elas, conseguimos determinar como os dispositivos integrados ao sistema devem agir em situações específicas.

Assim, podemos configurar as persianas para subir no momento em que desejamos despertar, criar o ambiente perfeito, em termos de iluminação e temperatura, para realizar um jantar ou assistir a um filme, e automatizar outras situações do dia a dia.

As principais tendências para o setor

Levantamento feito pela Statista, empresa global especializada em pesquisas de mercado, revela importantes dados sobre o nosso mercado de “casas inteligentes”.

  • O mercado brasileiro deve gerar um faturamento de U$ 1,1 bilhão em 2020 (atualizados os efeitos do COVID-19)
  • Com taxa média de crescimento de 22% ao ano, devemos atingir a cifra de U$ 3,1 bilhões em 2025
  • Faturamento de U$ 600 milhões por ano
  • Entre os seis setores, o número de residências que contam com algum tipo de sistema automatizado atualmente está entre 1,2 e 2,2 milhões
  • No mesmo levantamento em 2017 era entre 200 e 400 mil residências
  • No momento, o mercado de casas inteligentes no Brasil ocupa o 11º lugar em termos mundiais.
  • Os líderes disparados são os Estados Unidos e a China
  • Novo patamar de informações e projeções para orientar nossos negócios nos próximos anos, que tendem a crescer cada vez mais

Como já destacamos, dispositivos como alto-falantes inteligentes e sistemas de automação têm se tornado cada vez mais populares.

Isso acontece, principalmente, por conta dos avanços em Internet of Things (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA) e redes 5G.

Enquanto o Big Data armazena grandes volumes de dados, a IoT permite que dispositivos eletrônicos se comuniquem entre si e a IA simula a inteligência humana para tomar decisões.

O 5G serve, justamente, para que a interconexão entre essas tecnologias seja mais rápida e estável do que seria, caso fossem utilizadas redes wi-fi.

A partir das informações coletadas, assistentes virtuais e outros dispositivos dotados de inteligência artificial entram em cena.

Por meio do aprendizado de máquina, essas tecnologias conseguem analisar nossa rotina para tomar decisões em nosso lugar. Um bom exemplo disso são as geladeiras que fazem compras sozinhas, de acordo com o padrão de consumo.

A tendência é que, em determinado momento, a maioria dos dispositivos conte com funções semelhantes, o que deve dispensar a necessidade de criação de cenários pré-configurados.

Por outro lado, há coisas que nunca saem de moda. Então, deve crescer o investimento em novos recursos de segurança, economia, conforto e praticidade.

 

Pretende investir num projeto de automação residencial?

Já que você chegou até aqui, quer dizer que, no mínimo, tem interesse em conhecer mais sobre automação residencial.

Se for o caso, saiba que o blog da Supreme conta com uma série de conteúdos que podem te ajudar a compreender melhor esse universo.

Além disso, se preferir, você pode conferir os produtos que oferecemos em nosso site e começar, agora mesmo, a planejar o projeto de automação da sua casa. Curtiu a ideia?

É bom ter você por aqui. Até a próxima!

Compartilhar:

Mais Posts

Sala de reunião moderna e funcional

Um ambiente que proporciona concentração, eficiência e produtividade. A sala de reunião é um dos espaços mais importantes dentro de um ambiente corporativo. Elas refletem

Envie-nos uma mensagem