O que é um Home Theater?

Há anos atrás, era difícil imaginar que o ambiente de um cinema pudesse ser reproduzido em nossas casas. Os equipamentos de áudio e vídeo eram bem mais simples e a experiência também. Hoje, com televisões cada vez mais completas e as soluções de Home Theaters, já é possível obter uma qualidade de som e imagem igual a das telonas.

Isso porque já temos televisores de altíssima definição e equipamentos de som com os mais diversos recursos de streaming, o que permite uma imersão completa nos conteúdos que consumimos — sejam eles jogos, filmes, shows ou qualquer outro material audiovisual.

No artigo de hoje, vamos entender como os Home Theaters funcionam e qual a importância dessa tecnologia para ter um verdadeiro cinema em casa.

O que é um Home Theater?

Um Home Theater é um conjunto de equipamentos que funcionam de forma integrada para melhorar a qualidade do áudio. Devido ao seu posicionamento no ambiente, ele cria um som envolvente — o famoso efeito surround. O que nos permite ouvir sons de diferentes canais e direções simultaneamente.

É daí que vem a sensação que temos nos cinemas, que foram os primeiros estabelecimentos a utilizar vários alto-falantes, posicionados em torno dos ouvintes, para simular com ainda mais precisão o ambiente reproduzido nas telas.

Nos Home Theaters, o princípio é o mesmo. Composto por equipamentos distintos (receiver, caixas acústicas e subwoofers), é essa tecnologia que levou a atmosfera dos cinemas para as nossas residências. Abaixo, veremos como cada um desses componentes funcionam e formam o Home Theater.

Receiver

O receiver é um aparelho que funciona como um receptor entre vários equipamentos eletrônicos — como videogame, aparelho de TV, blu-ray e TV a cabo — e as caixas de som. É ele que distribui qual som deve ser reproduzido em cada dispositivo.

Esse aparelho é praticamente o “cérebro” de um sistema de home theater, tanto em salas grandes quanto em espaços mais reservados.
Para soluções integradas, salas de cinema residencial (home theater 5.1) com zona 2 de som ambiente e zona 3 com gerenciamento de mais uma TV, recomenda-se o uso de sistemas mais robustos que são oferecidos pelo receiver.
Caixas acústicas

Num sistema de áudio, não poderiam faltar as caixas acústicas, caixas de som ou alto-falantes, responsáveis por evitar que os diferentes sons emitidos por um dispositivo, como um Home Theater, se misturem e se anulem.

Cada caixa recebe um som e o filtra para reproduzir, separadamente, os tons agudos, médios e graves. Num Home Theater, várias caixas são utilizadas para transmitir mais de um canal de áudio, em diferentes posições do ambiente.

Caixa central: como o próprio nome diz, ela precisa ficar bem no centro do seu rack para transmitir a maior parte do som da sua TV, pois ela é responsável pela fala. Em um show por exemplo, a caixa central é responsável pela voz do cantor.

Caixas frontais: costumam ser duas (direita e esquerda) e são responsáveis trilha sonora de shows e filmes.

Caixas traseiras ou surrounds: ficam geralmente encima ou perto do sofá e é por elas que saem os sons dos detalhes, ou seja, aquela batida de carro ou o barulho dos gritos da torcida durante o jogo de futebol.

Subwoofer

O subwoofer, por sua vez, é um tipo de alto-falante responsável pela reprodução de sons graves, sons em baixas frequências. Desse modo, é possível obter graves suaves e de alta definição.

E isso faz toda diferença porque ele é próprio pra deixar esse tipo de som bem realista. Ele vai aumentar aquela sensação de que a sala tá tremendo numa cena de ação, sabe?Geralmente, eles são mais robustos, já que a frequência que eles reproduzem é mais baixa e uma área maior é necessária para que o aparelho seja capaz de deslocar o ar ao reproduzir os sons.

Embora a composição básica de um home theater seja quase sempre a mesma, respeitando-se a variação do número de alto falantes, outros fatores devem ser levados em consideração em termos de qualidade de som o que, consequentemente, irá impactar a faixa de preço do aparelho.

O home theater pode atender a diversos gostos, seja composto por equipamentos que se integram à decoração do ambiente ou pode ser discreto e clean, geralmente embutido no gesso ou teto de madeira.

E sim, ter um Home Theater com som de cinema em casa é objeto de desejo de muita gente.

Dica Supreme Áudio

O ideal, no caso de quem está construindo ou reformando a casa, é procurar ajuda especializada antes da execução do projeto de Home Theater, justamente para evitar que ele precise ser alterado quando já está tudo construído e arrumado. Mas principalmente, para garantir que você tenha a melhor experiência de um verdadeiro cinema em casa.

Se você tem alguma curiosidade a respeito do Home Theater, manda uma mensagem para gente que teremos o maior prazer de responder.

Compartilhar:

Mais Posts

Sala de reunião moderna e funcional

Um ambiente que proporciona concentração, eficiência e produtividade. A sala de reunião é um dos espaços mais importantes dentro de um ambiente corporativo. Elas refletem

Envie-nos uma mensagem